Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
Leva o Xadrez, traz o Amigo


REGRAS DOS JOGOS - ICCF
TORNEIOS POR EQUIPES JOGADOS POR CORREIO ELETRÔNICO (EMAIL)
(Aprovadas pelo Congresso da ICCF, Daytona Beach - USA, Setembro 2000)
Válidas para torneios iniciados a partir de 01/janeiro/2001


1 - Jogo e Controle

(a) As partidas devem ser jogadas de acordo com as Regras de Xadrez da FIDE onde aplicável.
(b) Um Diretor de Torneio deve ser indicado e será responsável pela condução do torneio e progresso das partidas.
(c) Cada equipe tem um Capitão de Equipe, que manterá contato com o Diretor do Torneio em nome dos jogadores de sua equipe.
(d) No caso de desentendimento entre jogadores os Capitães de Equipe devem tentar resolver o problema antes de repassá-lo para o Diretor do Torneio.
(e) Se um jogador perder seu acesso ao correio eletrônico e for incapaz, por qualquer razão, de restabelecer este acesso dentro de 30 dias, eele poderá ser substituído por outro jogador que seja capaz de continuar a partida por correio eletrônico. Ver Regra 9.

2 - Transmissões

(a) As jogadas devem ser numeradas e enviadas:
(b) em notação numérica ou outra mutuamente aceita;
(c) em mensagens via correio eletrônico;
(d) contendo o nome e endereço do correio eletrônico do remetente e
(e) um registro contínuo de todas as jogadas feitas e a confirmação da data na qual a última mensagem do oponente foi enviada.
(f) O remetente deve registrar na mensagem:
(g) a data na qual a última mensagem de seu oponente foi recebida e
(h) a data provável da resposta.
(i) Falhando nisso, datas razoáveis serão assumidas pelo recebedor e notificadas com a jogada de resposta.
(j) Quando uma data provável de resposta não coincide com a data real de envio mostrada no cabeçalho da mensagem, a mesma poderá ser corrigida pelo recebedor, com o remetente sendo informado com a jogada de resposta.
(k) O tempo usado para a jogada (ver Regra 6d) e o tempo acumulado da partida devem também ser registrados.
(l) O tempo normal aceito para a transmissão do correio eletrônico é de um dia. Se um tempo de transmissão mais longo for declarado, ele pode ser referenciado para o Diretor do Torneio para uma decisão.

3 - Falta de Resposta

(a) Se não houver resposta para qualquer jogada dentro de 14 dias, todos os detalhes devem ser repetidos para o oponente, com cópia para o Diretor do Torneio através do Capitão da Equipe. A resposta a esta reiteração deverá ser copiada para o Diretor do Torneio através do Capitão de Equipe.
(b) Partidas nas quais nenhuma jogada foi enviada por 40 dias podem ser registradas como perdidas para os jogadores cujo Capitão de Equipe não informou ao Diretor do Torneio sobre a demora.

4 - Jogadas e Continuações Condicionais

(a) Nenhuma jogada legal pode ser retirada depois de enviada - erros de grafia são mantidos se forem jogadas legais.
(b) A correta repetição da última jogada é necessária para que a jogada de resposta do remetente seja válida.
(c) Jogadas ilegíveis, ilegais ou ambíguas devem ser referenciadas de volta ao remetente para imediata correção, porém sem nenhuma obrigação de mover-se a peça em questão.
(d) Uma mensagem enviada sem a jogada de resposta deve ser tratada como uma jogada ilegível.
(e) A omissão ou adição de indicações de xadrez (tais como : "xeque", "captura", "en passant") carece de significação.
(f) Propostas de continuações condicionais são mantidas até que o recebedor faça uma jogada diferente daquela proposta.
(g) Toda continuação condicional aceita deve ser corretamente repetida junto com a resposta.
(h) Quando nenhuma jogada de resposta é feita na resposta para uma continuação condicional aceita, ela deve ser tratada como uma jogada ilegível.

5 - Registros e Relatórios

(a) Todas as transmissões vindas do oponente referentes à partida e o registro das jogadas e datas devem ser mantidos até o final do torneio e enviados ao Capitão de Equipe e/ou através dele para Diretor do Torneio se requisitados.
(b) Se um jogador não responde às solicitações do Capitão de Equipe (ou através dele do Diretor do Torneio), pode ser considerado como tendo desistido do torneio. Ver também a Regra 9.
(c) Mudanças de endereço permanente (email e/ou postal) devem ser notificadas aos oponentes e ao Capítão de Equipe, que informará ao Diretor do Torneio.
(d) Através do Capitão de Equipe o Diretor do Torneio deve ser notificado imediatamente de qualquer desacordo entre competidores sobre a partida.
(e) Através do Capitão de Equipe, o Diretor do Torneio e oponentes devem ser notificados imediatamente se qualquer falha substancial de hardware ou software ocorrer.

6 - Limite de Tempo de Reflexão e Penalidades

(a) Cada competidor dispõe de 60 dias para cada 10 jogadas, a menos que o anúncio do torneio explicitamente especifique diferente.
(b) O tempo economizado pode ser utilizado à frente.
(c) O tempo usado para cada jogada é a diferença em dias entre a data na qual a última jogada do oponente foi recebida e a data de envio da resposta.
(d) Jogadas condicionais aceitas são incluídas no tempo gasto para a jogada de resposta.
(e) Uma penalidade de dois dias deve ser adicionada ao tempo do jogador que enviar uma jogada ilegível, ilegal ou ambígua, ou repetir incorretamente a última jogada de seu oponente.
(f) O competidor que exceder o tempo permitido perderá a partida.

7 - Excesso de Tempo

(a) Reclamações sobre excesso de tempo devem ser enviadas ao Diretor do Torneio, através do Capitão de Equipe, com todos os detalhes, no máximo quando responder-se à décima, vigésima etc jogada.
(b) Ao mesmo tempo, o oponente deve ser informado da reclamação feita, com cópias para o Capitão de Equipe e Diretor do Torneio.
(c) Qualquer protesto deve ser enviado ao Diretor do Torneio, através do Capitão de Equipe dentro de 14 dias do recebimento da informação, senão a reclamação será considerada como acatada a menos que seja claramente infundada.
(d) O Diretor do Torneio deverá informar a ambos Capitãaes de Equipe a sua decisão, e é responsabilidade dos capitães notificarem seus jogadores sem demora.
(e) Se o Diretor do Torneio acata a reclamação, então o competidor que excedeu o tempo permitido perderá a partida.
(f) Se o Diretor do Torneio desconsidera uma reclamação por ser infundada, ele pode estabelecer que nenhuma reclamação futura daquele jogador será aceita durante o período corrente de controle de tempo.

8 - Licença

(a) Cada competidor pode solicitar até 30 dias de licença durante cada ano calendário.
(b) Os jogadores que tirarem licença devem informar com antecedência aos seus oponentes e ao Diretor do Torneio através de seu Capitão de Equipe.
(c) Adicionalmente, o Diretor do Torneio pode conceder até 30 dias de licença adicional por ano, que em circunstâncias excepcionais pode ser retroativa e/ou estendida.

9 - Desistência e Substituições

(a) No evento de desistência ou morte, o Diretor do Torneio solicitará que o Capitão de Equipe substitua este jogador dentro de dois meses.
(b) O Jogador substituto pode ser requisitado a começar com uma penalidade no no tempo de reflexão. O novo jogador começa em data definida pelo Diretor do Torneio.
(c) Se não for possível ao Capitão de Equipe obter os documentos necessários do jogador substituído, o Capitão de Equipe da outra equipe deve providenciá-los.
(d) Se não houver jogador substituto disponível, o Diretor do Torneio decidirá se as partidas remanescentes serão adjudicadas ou registradas como derrotas.
(e) Uma Equipe pode substituir até 50% de seus jogadores no caso de desistência, e somente uma substituição por tabuleiro, porém não há limite para casos de morte.

10 - Adjudicação

(a) Se nenhum resultado foi acordado até a data estabelecida para encerramento do jogo, ambos competidores devem enviar ao Diretor do Torneio, através do Capitão de Equipe dentro de 30 dias, o registro das jogadas feitas
(b) a posição alcançada e
(c) uma declaração de vitória ou de empate, que pode ser apoiada por análises.
(d) Competidores que não desejarem enviar análises desistem do direito de apelar.
(e) O Diretor do Torneio deve notificar a decisão do adjudicador a ambos Capitães de Equipe, indicando se está ou não sujeita a apelação.

11 - Apelações da Adjudicação

(a) Qualquer apelação contra a decisão do adjudicador deve ser enviada ao Diretor do Torneio, através do Capitão de Equipe, dentro de 14 dias da recepção da notificação,
(b) a partir da qual o Diretor do Torneio deverá obter uma avaliação de outro adjudicador e notificar o resultado a ambos Capitães de Equipe. A avaliação é final e nenhuma apelação posterior será aceita de ambos jogadores.
(c) Para uma apelação, análises adicionais podem ser submetidas por ambos jogadores.

12 - Informe de Resultados

(a) Tão logo seja possível após o término da partida, o resultado e um claro registro das jogadas feitas deve ser enviado para o Diretor do Torneio, através dos Capitães de Equipe, por ambos jogadores, preferencialmente no formato PGN.
(b) O resultado é oficialmente anotado somente após a recepção deste registro.
(c) Se nenhum registro for recebido de ambos Capitães de Equipe, o resultado pode ser registrado como derrota para ambos.

13 - Decisões e Apelações

(a) O Diretor do Torneio pode penalizar ou desqualificar competidores que violarem estas regras e
(b) qualquer matéria não coberta por elas deve ser decidida pelo Diretor do Torneio de acordo com os princípios estabelecidos no prefácio das Regras de Xadrez da FIDE.
(c) Qualquer Capitão de Equipe pode apelar dentro de 14 dias do recebimento da decisão do Diretor do Torneio ao dirigente da Comissão de Apelações da ICCF, cuja decisão será final.

(Tradução de Alberto P. Mascarenhas)