Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
Leva o Xadrez, traz o Amigo


RESOLUÇÃO DA PRESIDENCIA N º 001/03

          O Presidente do Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro, CXEB, no uso de suas atribuições e ouvida a Diretoria Executiva, considerando os termos do art 29, letra h dos Estatutos, e tendo em vista a necessidade de modernizar o sistema de classes em que se dividem, para fins de medida de força enxadrística, os associados do Clube, bem assim a conveniência de adequar esse sistema ao sistema em vigor na ICCF, RESOLVE:

          1. Dar nova redação aos artigos 6, 7, #1 do artigo 9, caput do artigo 12 e #1 do artigo 21 do Regulamento de Jogos, versão 4 - 1997 - da forma que se segue:

DOS TORNEIOS DE CLASSIFICAÇÃO (TC)

          Art. 6. Os Torneios de Classificação destinam-se somente aos associados e visam estabelecer - como medida de força enxadrística - as diversas categorias em que estes podem se situar.
          I) Categoria Aberta (TC.A);
          II) Categoria Especial (TC.E);
          III) Categoria Superior (TC.S).

          Art.7. Os grupos serão formados de 7 jogadores na Categoria Aberta e de 11 jogadores nas Categorias Especial e Superior.
          # único: Caso haja demora na formação de grupos das Categoria Especial ou da Categoria Superior, a critério do Diretor Geral de Torneios, poderão ser formados grupos de 9 ou 10 jogadores, hipótese em que, havendo algum cancelamento de inscrição o torneio será paralisado até que o número mínimo de 9 jogadores seja alcançado, tendo-se em vista a regulamentação específica para obtenção do título de Mestre Brasileiro de Xadrez Postal, em especial o #1 do artigo 71 deste Regulamento (redação conforme RBXP 102 - nov 2000).

          Art.9.................
          #1. Os que obtiverem menos de 1/3 dos pontos possíveis voltarão à categoria imediatamente inferior, exceto, obviamente, os que estiverem participando do TC.A. Os demais permanecerão na mesma categoria
          #2...............
          #3...............

          Art.12. Os não classificados deverão iniciar sua participação nos Torneios de Classificação pela Categoria Aberta (TC.A)
          #1. .............
          #2. ............

          Art.21. ............
          #1. Da FASE PRELIMINAR do CBI poderão participar todos os associados, em dia com suas obrigações estatutárias, independente da categoria em que se encontrem.

          2. Regras para a Transição:
          2.1. Os jogadores até então constantes das terceira, segunda e primeira categorias passam imediatamente a integrar Categoria Aberta.
          2.2. Os jogadores que no momento da edição desta norma disputam TC.I (Primeira Categoria), se , ao final do torneio, se enquadrarem nos critérios de acesso do artigo 9 do Regulamento de Jogos, serão promovidos à Categoria Especial. Os demais permanecem na Categoria Aberta.
          2.3. Os jogadores que disputam atualmente torneios das terceira e segunda categorias não serão promovidos ou rebaixados, permanecendo todos na recém criada Categoria Aberta.

Rio de Janeiro, 07 de Fevereiro de 2003

José Joaquim do Amorim Neto
Presidente CXEB