Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
Leva o Xadrez, traz o Amigo



REGRAS DOS JOGOS do XER

  1. Conceitua-se como TRC - Tempo de Reflexão de Condicionais, uma pontuação que se ganha e se acumula pelo fato de o oponente aceitar lances condicionais propostos.

  2. A partir do primeiro movimento da partida, em cada lance enviado é OBRIGATÓRIO se propor uma, e no máximo cinco seqüências de condicionais, de no máximo cinco lances condicionais em cada uma delas.

  3. Não são permitidas condicionais, como "qualquer lance" , "rei move" , "tal peça move", e similares.

  4. Na transmissão dos lances deve constar OBRIGATORIAMENTE, o TR - Tempo de Reflexão e o TRC - Tempo de Reflexão de Condicionais de ambos os jogadores. Em sua falta, serão acrescidos 2 (dois) dias ao TRC do oponente. Essa multa deverá ser comunicada ao diretor do grupo e anotada na planilha.

  5. O anuncio de mate pode ser feito com seqüência sem limites e em qualquer contagem de lances.

  6. Em caso de omissão de lance condicional ou de envio de lance impossível na seqüência proposta, o adversário terá o seguinte ganho em seu TRC:
      a. 02 dias, se for do 1° ao 14° lance proposto;
      b. 04 dias, se for do 15° lance em diante;
      c. Em caso de envio de 02 ou 05 seqüências, não caberá penalidade, se uma delas estiver correta, a(s) outra(s) serão consideradas sem efeito.

  7. A ocorrência da omissão ou da ilegalidade, prevista no Art. 6, será comunicada ao oponente, no e-mail imediatamente seguinte, e no mesmo o jogador informará, OBRIGATORIAMENTE, que está levando o fato ao conhecimento do Diretor do Grupo.

  8. A aceitação dos lances condicionais não é obrigatória. Por outro lado a aceitação tem de ser na ordem proposta e acrescenta dias no TRC de quem os propôs na seguinte escala:
      a. 01 dia, do 1° ao 10° lances, qualquer que seja a aceitação de 01 ou mais lances condicionais, na ordem proposta;
      b. 03 dias, a partir do 11° lance, qualquer que seja a aceitação de 01 ou mais lances condicionais, na ordem proposta.

  9. Na transmissão dos lances deve constar, OBRIGATORIAMENTE, o TR - Tempo de Reflexão, e o TRC - Tempo de Reflexão de Condicionais, do remetente e do seu parceiro. Em sua FALTA, será acrescido 02 dias ao TRC do oponente. Essa MULTA deverá ser comunicada ao Diretor do Torneio e registrada na planilha.

  10. O controle do TR - Tempo de Reflexão - será de acordo com as Regras dos Jogos E-mail do CXEB, o tempo de reflexão será fixado em 10 dias para cada 10 lances, NÃO CUMULATIVOS. A resposta enviada dentro de 24 horas da data da remessa, contará com ZERO dias. O tempo de tramitação admitido, será no máximo de 01 dia.

    § 1° - UM ÚNICO excesso de tempo, acarreta a perda da partida, o controle será nos lances 11, 21, 31, etc

    § 2° - RECOMENDA-SE, que os jogadores enviem novamente o seu lance caso se passem 05 dias sem resposta. Caso a ausência continue, REITERAR obrigatoriamente com COPIA ao diretor do Torneio, via e-mail, a partir do 10° dia da mensagem original.

    A PARTIR DE LANCE INICIAL:
    5 dias sem resposta .................ENVIAR novamente o lance ao parceiro.
    10 dias sem resposta ...............REITERAR o lance c/COPIA ao DIRETOR.
    15 dias sem resposta ...............AVISAR o diretor do abandono do parceiro.
    25 dias, o DIRETOR, após ouvido o reclamado, consignará o ponto ao reclamante. (10 dias para resposta).

    # reposta a lance c/copia ao diretor, deve ser enviada também com copia ao diretor, falta de resposta em tempo hábil, será interpretada como abandono da partida.

  11. As partidas em que, ao final do prazo regulamentar, não tenha havido um resultado natural, será declarado vencedor o jogador que tenha o maior número de dias acumulados em seu TRC, acrescidos ao valor em TRC das PEÇAS RESTANTES, como abaixo:
    • PEÃO: 01 TRC cada
    • CAVALO: 03 TRC cada
    • BISPO: 03 TRC cada
    • TORRE: 05 TRC cada
    • DAMA: 09 TRC cada

  12. Não haverá adjudicação de partidas e, em caso de igualdade de TRC da partida acrescidas do valor em TRC das peças restantes ( v. Art. 11), a partida será declarada EMPATADA.
    # a pontuação será a seguinte:
    • Derrota - 0 pontos;
    • Empate - 1 ponto c/brancas, 2 pontos c/pretas;
    • Vitória - 3 pontos c/brancas, 5 pontos com pretas.

  13. Cada jogador tem direito a um único pedido de licença de 10 dias durante a partida, que entretanto só pode ser utilizado até 02 meses após iniciado o torneio, não serão concedidas licenças especiais.

  14. Os torneios XER E-mail observarão também as REGRAS DOS JOGOS E-mail do CXEB, nos pontos onde não conflitem com estas, as quais prevalecerão sobre aquelas.

A Diretoria